current language
disponível nos seguintes idiomas:
Ou selecione o site TÜV Rheinland do seu país:

Perguntas e respostas sobre nossas Auditorias de Cadeia de Suprimentos

Exibir todos Ocultar todas as respostas

Por que uma Auditoria de Cadeia de Suprimentos segundo padrões sociais compensa?

A auditoria permite que você assuma responsabilidade pela segurança do trabalho em sua cadeia de suprimentos. Ela também abre novas possibilidades de marketing. Ao adotar um Código de Conduta, você fortalece a confiança de seus stakeholders em sua empresa. Você também ganha uma vantagem competitiva importante nos processos de licitação ao usar padrões sociais para provar que questões como sustentabilidade social e ética são importantes para você. Você cria uma forma de provar o seu compromisso social, assumindo a responsabilidade pela produção e condições de trabalho justas. E, com altos padrões de responsabilidade social como a amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative), você economiza tempo e dinheiro. A auditoria amfori BSCI substitui auditorias múltiplas e dispendiosas.

Quais são as normas mais importantes?

Os padrões sociais mais comuns são estabelecidos por iniciativas, por exemplo, a amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative). Outras normas importantes e globalmente reconhecidas são: ICS (Initiative for Compliance and Sustainability or Initiative Clause Social), RBA (Responsible Business Alliance), SA8000 (Social Accountability), WRAP (Worldwide Responsible Accredited Production), PSCI (Pharmaceutical Supply Chain Initiative) e SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit). Há também programas específicos para clientes relacionados ao Código de Conduta. Estes incluem serviços de auditoria de código de conduta independentes e imparciais que podem ser alinhados com a legislação local, normas internacionais ou códigos próprios dos clientes. Além disso, podem ser adicionadas normas ISO como o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), EMS (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001 para saúde e segurança ocupacional.

Qual é o padrão ideal para a minha empresa?

Isso depende do ramo da empresa, tamanho e suas prioridades. Por exemplo, as áreas tradicionais de CSR (Responsabilidade Social Corporativa) e HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) podem ser complementadas com outras áreas de foco. Estas podem incluir áreas de risco específicas, como a proteção contra incêndios em fábricas têxteis. Outras empresas podem concentrar-se nas áreas do direito do trabalho, da manipulação de materiais estruturais ou da proteção de dados. Sob demanda, também oferecemos uma lista individualizada de prioridades com base nos nossos muitos anos de experiência e numa análise individual. Também apoiamos as empresas na formulação do seu próprio código de conduta.

Como é que os auditores da TÜV Rheinland adquirem os seus conhecimentos?

Nossos auditores atualizam continuamente suas habilidades, operam em todo o mundo e compartilham suas experiências todos os anos. Eles estão autorizados a auditar de acordo com todos os padrões sociais internacionais, e também podem conduzir auditorias focando em outras áreas durante um encontro com o cliente - por exemplo, proteção ambiental ou manuseio de produtos químicos. Podemos comprovar que nossos auditores no setor de auditoria social, que existe há 20 anos, têm, em média, dez anos de experiência. Isso faz deles os auditores mais experientes do setor.

Quanto esforço é necessário para auditar toda uma cadeia de suprimentos?

A complexidade dos sistemas - em outras palavras, das listas de verificação - depende da empresa e do padrão que usamos, como a amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative) ou SMETA (Sedex Auditoria de Comércio Ético dos Membros). Em geral, a maioria das normas sociais é muito mais detalhada do que as normas ISO.

Os nossos auditores têm de preencher com precisão questionários, investigar muitos pontos específicos, realizar entrevistas, realizar pesquisas e fazer verificações cruzadas. O esforço necessário para este processo também depende do ramo, tamanho e prioridades individuais da empresa. Quando nossos especialistas auditam grandes empresas, eles trabalham em equipe. Uma auditoria geralmente dura vários dias.

O que é a amfori BSCI?

A abreviatura BSCI significa Business Social Compliance Initiative. Foi criada em 2003 pela Associação de Comércio Exterior (FTA, rebatizada amfori em 2018). Os membros da amfori BSCI desenvolveram o Código de Conduta amfori BSCI, cujas disposições se baseiam, entre outras coisas, nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Carta dos Direitos Humanos da ONU e nas leis e regulamentos nacionais.

Através da adesão à amfori BSCI, as empresas comprometem-se a reconhecer as disposições do Código de Conduta no seu ambiente empresarial e a implementá-las na sua política empresarial com medidas adequadas. Os fornecedores devem também assegurar que os subcontratados cumprem o Código de Conduta da amfori BSCI. A conformidade com o Código de Conduta é supervisionada através de auditorias por empresas independentes.

O que é SEDEX?

A sigla SEDEX significa Supplier Ethical Data Exchange. Com uma adesão sem fins lucrativos a esta organização, as empresas comprometem-se a melhorar continuamente o desempenho ético em suas cadeias de suprimentos. Fundada em 2011 por um grupo de varejistas do Reino Unido, a organização impulsiona a convergência das normas de auditoria social e das práticas de monitorização. Este compromisso visa aliviar a carga de auditoria sobre os fornecedores através da partilha de relatórios e do desenvolvimento de melhorias nas normas da cadeia de suprimentos.

A Sedex Members Ethical Trade Audit (SMETA) foi criada para este fim. A auditoria foi desenvolvida em resposta à exigência de um relatório de auditoria ética que poderia ser compartilhado mais facilmente. O SMETA foi concebido para reduzir ou evitar a duplicação de esforços na auditoria do comércio ético, beneficiando assim os varejistas, fabricantes de bens de consumo e os seus fornecedores.

Como as empresas descobrem onde precisam melhorar?

Se uma empresa se tornar membro de uma iniciativa como a amfori BSCI, pode comparar a sua cadeia de fornecedores com a base de dados amfori BSCI. Desta forma, pode descobrir quais dos seus fornecedores ainda não foram auditados. E é assim que as empresas podem saber onde ainda há espaço para melhorias em termos de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e CSR (Responsabilidade Social Corporativa).

Os auditores da TÜV Rheinland verificam o status dos fornecedores por meio de um questionário que pode ser baseado nas normas específicas do cliente ou em normas internacionais. É assim que criamos a comparabilidade. Nossos auditores sabem, por experiência própria, como organizar investigações para monitorar esses fatores. Além disso, as auditorias podem ser expandidas individualmente, por exemplo, realizando uma auditoria ambiental em paralelo com a auditoria social.

O que é um plano de ação corretiva?

Após uma auditoria, nossos auditores trabalham em conjunto com o cliente para criar um plano de ação corretiva. Este plano especifica quais desvios do padrão devem ser corrigidos até quando, bem como a data em que uma auditoria de acompanhamento deve ser realizada. Um plano de ação corretiva é geralmente formulado no mesmo dia da auditoria. Verificamos a conformidade em nossas auditorias de acompanhamento.

Quais são os problemas típicos que uma Auditoria de Cadeia de Suprimentos pode revelar?

O maior problema é a verificabilidade dos horários de trabalho. Ele é seguido por deficiências de HSE (Health Safety Environment), não apenas em relação às instalações físicas, mas também no manuseio de equipamentos como máquinas de costura e roupas de trabalho seguras. A discriminação existe especialmente na indústria têxtil, na qual as mulheres representam cerca de 80 por cento da força de trabalho. Em muitas empresas não há empoderamento dos funcionários. Como resultado, eles não se atrevem a expressar sugestões de melhorias ou críticas que seriam realmente úteis para a empresa. Nossos auditores também investigam esses aspectos e descobrem onde a empresa pode melhorar.

O que é um código de conduta?

Faz sentido que uma empresa tenha seu próprio código de conduta se quiser ir além dos padrões existentes ou se concentrar em suas próprias áreas de interesse. Por exemplo, no setor farmacêutico, o foco pode estar no manuseio capacitado de materiais perigosos. Nesta área, as diretrizes existentes não cobrem todos os aspectos de segurança. Para empresas com estes requisitos especiais, não basta aderir a uma iniciativa. Estabelecer padrões próprios de uma empresa para suas parcerias com fornecedores minimiza o risco de incidentes na cadeia de suprimentos. Também vale a pena ser pioneiro antes que a legislação estadual estabeleça novos padrões externos em áreas como a proteção de dados, por exemplo. Além disso, ao formularem o seu próprio código de conduta, mais rigorosos, as empresas podem distinguir-se dos seus concorrentes - e este é um diferencial importante para a liderança de mercado.

Quais padrões existentes uma empresa deve incorporar em seu código de conduta?

A segurança no trabalho, por exemplo, é uma questão importante para as empresas que possuem extensas operações de armazenamento. Se uma empresa deseja se concentrar em um trabalho justo e seguro, ela deve se orientar de acordo com os códigos de conduta éticos e sociais existentes, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU ou as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A norma ISO 14001 é um dos códigos recomendados para questões ambientais. As empresas podem utilizar normas e padrões como estes para elaborar um código de conduta personalizado.

O que é uma Análise de Hotspot?

Realizamos a chamada análise de hotspots para descobrir exatamente onde os pontos de maior risco estão localizados na cadeia de suprimentos - este é um dos primeiros passos para um código de conduta preciso. Estes fatores podem variar de setor para setor. Os auditores da TÜV Rheinland verificam a situação dos fornecedores através de um questionário que pode ser baseado nas normas específicas do cliente ou em normas internacionais. Nossos auditores sabem, por experiência própria, como organizar investigações para monitorar os pontos fracos.

Como a TÜV Rheinland apoia as empresas para garantir que os fornecedores cumpram o código de conduta?

Após o código de conduta ter sido concluído, ele precisa ser estabelecido na cadeia de suprimentos. A TÜV Rheinland ajuda a definir um processo de auditoria individual que determina com que frequência a cadeia de suprimentos deve ser auditada e até quando os desvios devem ser corrigidos. O programa de auditoria também pode estabelecer prioridades para os critérios mais importantes, por exemplo, proteção contra incêndios. Podemos estruturar os relatórios de acordo com os desejos do cliente. Todos os tipos de formatos são possíveis, desde a simples informação sobre se a auditoria foi aprovada ou não, até relatórios detalhados focados em aspectos como segurança ocupacional ou sustentabilidade ambiental. Isso permite que as empresas descubram seus pontos fracos e façam melhorias específicas em áreas críticas.

Como é que a TÜV Rheinland garante a competência do auditor?

Nossos auditores são membros registrados da Association of Professional Social Compliance Auditors (APSCA), atualizam continuamente suas habilidades, operam em todo o mundo e compartilham suas experiências todos os anos. Temos responsáveis para cada sistema, que se baseiam em padrões internacionais que mantêm nossos especialistas atualizados. Os auditores estão autorizados a auditar de acordo com todos os padrões sociais internacionais atuais, e também podem conduzir auditorias focadas em outras áreas durante uma reunião com o cliente - por exemplo, proteção ambiental ou manuseio de produtos químicos. Podemos demonstrar que nossos auditores no setor de auditoria social, que existe há 20 anos, têm, em média, dez anos de experiência. Isso faz deles os auditores mais experientes do setor.

O que é o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI)?

O Dow Jones Sustainability Index (DJSI) é um índice de ações que inclui líderes globais de sustentabilidade. Para se inscreverem nesta lista, as empresas têm de cumprir critérios econômicos, ecológicos e sociais.

Quais são os padrões sociais mais importantes?

Os padrões sociais mais comuns são estabelecidos por iniciativas, por exemplo, a amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative). Outras normas importantes e globalmente reconhecidas são: ICS (Initiative for Compliance and Sustainability or Initiative Clause Social), RBA (Responsible Business Alliance), SA8000 (Social Accountability), WRAP (Worldwide Responsible Accredited Production), PSCI (Pharmaceutical Supply Chain Initiative) e SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit). Há também o desenvolvimento de código de conduta específicos para cada cliente. Estes incluem serviços de auditoria de código de conduta independentes e imparciais que podem ser alinhados com a legislação local, normas internacionais ou códigos próprios dos clientes.

Além disso, podem ser adicionadas normas ISO como o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), EMS (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001 para saúde e segurança ocupacional.

O que é um Código de Conduta?

Faz sentido que uma empresa tenha seu próprio código de conduta se quiser ir além dos padrões existentes ou se concentrar em suas próprias áreas especiais de interesse. Por exemplo, no setor farmacêutico, o foco pode estar no manuseio capacitado de materiais perigosos. Nesta área, as diretrizes existentes não cobrem todos os aspectos de segurança. Para empresas com estes requisitos especiais, não basta aderir a uma iniciativa. Estabelecer padrões elevados próprios de uma empresa para suas parcerias com fornecedores minimiza o risco de incidentes na cadeia de suprimentos. Também vale a pena ser pioneiro antes que a legislação estadual estabeleça novos padrões externos em áreas como a proteção de dados, por exemplo. Além disso, ao formularem o seu próprio código de conduta, mais rigoroso, as empresas podem distinguir-se dos seus concorrentes - e este é um diferencial importante para a liderança de mercado.

O que é um Plano de Ação Corretiva?

Após a auditoria, nossos profissionais trabalham em conjunto com o cliente para criar um plano de ação corretiva. Este plano especifica quais desvios do padrão devem ser corrigidos até quando, bem como a data em que uma auditoria de acompanhamento deve ser realizada. Um plano de ação corretiva é normalmente formulado no mesmo dia da auditoria. Verificamos novamente a conformidade em nossas auditorias de acompanhamento.

O que os auditores verificam durante uma visita?

A auditoria de fornecedores no local começa com uma reunião de abertura na qual o objetivo e o procedimento da auditoria são explicados. Em seguida, os auditores investigam se o fornecedor está cumprindo as diretrizes. Eles conduzem entrevistas confidenciais com os funcionários e gerentes, revisam e copiam documentos, como contratos de trabalho, e comparam esses documentos com as condições reais de trabalho. Nossos auditores tiram fotos das operações de trabalho em uma visita às instalações e documentam seus resultados de auditoria. Durante as entrevistas confidenciais com os colaboradores, os auditores observam a discriminação e, em sua visita às instalações, estão atentos ao trabalho infantil e às lacunas no sistema de segurança. A auditoria termina com uma discussão final.

Quanto tempo as empresas têm para corrigir desvios do padrão?

O plano de ação corretiva pode ser programada para um período de até doze meses. Depois disso, toda a auditoria deve ser repetida.

Como é que a TÜV Rheinland garante a competência do Auditor?

Nossos auditores são membros registrados da Association of Professional Social Compliance Auditors (APSCA), atualizam continuamente suas habilidades, operam em todo o mundo e compartilham suas experiências todos os anos. Temos responsáveis para cada sistema com base nos padrões internacionais que mantêm nossos especialistas atualizados. Os auditores estão autorizados a auditar de acordo com todos os padrões sociais internacionais, e também podem conduzir auditorias focadas em outras áreas durante uma reunião com o cliente - por exemplo, proteção ambiental ou manuseio de produtos químicos. Podemos demonstrar que nossos auditores no setor de auditoria social, que existe há 20 anos, têm, em média, dez anos de experiência. Isso faz deles os auditores mais experientes do setor.

O que é APSCA?

A Association of Professional Social Compliance Auditors (APSCA) é a principal associação do setor de auditoria de conformidade social. Seu objetivo é aumentar a consistência, credibilidade e profissionalismo das organizações de auditoria e dos auditores individuais que realizam auditorias independentes de conformidade social. A associação também promove o desenvolvimento de auditorias de conformidade social independentes para melhorar as condições de trabalho em todo o mundo. Os auditores registados na APSCA confirmaram suas competências e atenderam as elevadas exigências dos serviços profissionais de auditoria.

Onde a TÜV Rheinland está presente?

A TÜV Rheinland é líder mundial em serviços de auditoria independente. Os funcionários do grupo trabalham em todo o mundo, em cerca de 500 locais e 69 países. Nós oferecemos nossos serviços em todo o mundo.

O que são programas e sistemas?

São os requisitos e regulamentos de normas internacionais como a amfori BSCI que têm de ser cumpridos pelas empresas auditadas. Um programa pode ser um código de conduta individual que é criado especificamente para uma empresa.

O que caracteriza um negócio sustentável, social e justo?

Cumprir padrões internacionais como a amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative) ou SMETA (Ehtical Trade Audit dos Membros da Sedex) garante a integridade social e a sustentabilidade de uma empresa. Estas normas incluem regulamentos de segurança como a segurança contra incêndios e aspectos sociais como horários de trabalho, trabalho infantil e discriminação. Além desses aspectos éticos, o cumprimento de um alto padrão reconhecido internacionalmente e que ofereça comparabilidade pode proporcionar uma vantagem competitiva. Os fornecedores adquirem novos clientes com os requisitos correspondentes e as empresas reforçam a sua integridade e podem comercializar as suas marcas com maior autoconfiança. Os consumidores dão mais atenção aos produtos fabricados de forma justa e à reputação das marcas.

O que é um Código de Conduta?

Faz sentido que uma empresa tenha seu próprio código de conduta se quiser ir além dos padrões existentes ou se concentrar em suas próprias áreas especiais de interesse. Por exemplo, no setor farmacêutico, o foco pode estar no manuseio capacitado de materiais perigosos. Nesta área, as diretrizes existentes não cobrem todos os aspectos de segurança. Para empresas com estes requisitos especiais, não basta aderir a uma iniciativa. Estabelecer padrões elevados próprios de uma empresa para suas parcerias com fornecedores minimiza o risco de incidentes na cadeia de suprimentos. Também vale a pena ser pioneiro antes que a legislação estadual estabeleça novos padrões externos em áreas como a proteção de dados, por exemplo. Além disso, ao formularem o seu próprio código de conduta, mais rigoroso, as empresas podem distinguir-se dos seus concorrentes - e este é um diferencial importante para a liderança de mercado.

Por que as empresas devem auditar seus fornecedores regularmente?

A conformidade é um processo contínuo e os padrões são atualizados regularmente. A auditoria amfori BSCI, por exemplo, é válida por dois anos. Após estes dois anos, não é mais possível garantir que a empresa auditada ainda cumpre os requisitos - outra auditoria é necessária para prolongar a validade por mais dois anos. Isso também ajuda a garantir que a conformidade da empresa esteja de acordo com as últimas alterações da norma.

O que é a norma ambiental ISO 14001?

A ISO 14001 rege as regras de proteção ambiental que são desenhadas para evitar estresses ecológicos de acordo com os requisitos socioeconômicos. Como uma norma ambiental estabelecida, a ISO 14001 é o principal instrumento do mundo para a implementação e aplicação de um sistema de gestão ambiental eficaz.

O que é a Norma ISO 45001?

A norma ISO 45001 visa atender às crescentes expectativas em relação à gestão de saúde e segurança ocupacional. As empresas podem reduzir o número de acidentes no local de trabalho usando uma abordagem sistemática aos aspectos de saúde e segurança ocupacional com a certificação ISO 45001, independentemente da sua indústria ou do tamanho da empresa. As fontes de erros são identificadas e eliminadas. As empresas podem, portanto, garantir sua conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares para a proteção da saúde e segurança ocupacional.

Como as empresas podem manter uma visão geral de sua rede de fornecedores?

Se uma empresa se tornar membro de uma iniciativa como a amfori BSCI, pode comparar a sua própria cadeia de fornecedores com a base de dados amfori BSCI. Desta forma, pode descobrir quais dos seus fornecedores ainda não foram auditados. E é assim que as empresas podem saber onde ainda há espaço para melhorias em termos de SSMA (Ambiente de Segurança e Saúde) e CSR (Responsabilidade Social Corporativa).

Quais potenciais melhorias são possíveis com as Auditorias de Cadeia de Suprimentos?

As auditorias da cadeia de suprimentos, de acordo com uma norma social internacional, permitem que as empresas assumam a responsabilidade pela sua rede de fornecedores e demonstrem o seu sentimento de responsabilidade por condições de produção e de trabalho justas e seguras. Isto abre novas possibilidades de marketing e reforça a confiança dos clientes e consumidores, bem como dos parceiros comerciais e colaboradores. Padrões internacionais comuns como o amfori BSCI incluem muitos outros padrões exigentes. Portanto, as empresas economizam custos e tempo, evitando múltiplas auditorias. Além disso, as correções de questões identificadas em uma auditoria são frequentemente associadas a uma gestão mais eficiente da cadeia de valor da empresa.

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossas auditorias de cadeia de suprimentos

Solicite um orçamento