Metalografia e Teste de Réplicas
Avaliação de Danos e Teste de Materiais através de Metalografia e Teste de Réplicas
Na construção e operação de centrais, instalações técnicas ou equipamento, as características e qualidade dos materiais usados têm um papel importante e devem de ser considerados. Em qualquer situação, os materiais são submetidos à influência do seu ambiente e do tempo. É por este motivo que é fundamental para os fabricantes e operadores estarem informados relativamente à resistência, qualidade e tempo vida útil restante dos materiais que utilizam, bom como estarem informados de potenciais danos ou danos já existentes.
Seja para provar a qualidade e resistência de um produto, para otimizar a seleção dos materiais, para analisar os danos numa estrutura ou para calcular o tempo de vida útil restante, a TÜV Rheinland oferece uma gama completa de exames metalográficos e serviços de testes de réplicas.
Os nossos especialistas podem realizar análises não destrutivas da microestrutura no local utilizando a técnica de teste de réplicas e efectuar uma avaliação direta dos danos por fluência ou o tempo de vida útil restante utilizando o laboratório móvel da TÜV Rheinland. Oferecemos igualmente uma vasta carteira de serviços de metalografia de laboratórios de teste acreditados que nos permite selecionar o método de teste que melhor se adequa às suas necessidades e requisitos.
Resumo das Vantagens dos nossos Serviços de Metalografia e Teste de Réplicas
Com os serviços de exame metalográfico e de teste de réplicas da TÜV Rheinland, poderá tirar partido de:
- Serviços de teste no local ou em laboratórios acreditados.
- Preparação de amostras personalizada e análise rápida da microestrutura.
- Resultados credíveis relativamente à condição dos materiais e ao tempo de vida útil restante.
Contacte-nos para saber mais sobre como os nossos serviços de metalografia e teste de réplicas podem beneficiar a sua empresa.
Metalografia em Laboratório de Teste Acreditado
A metalografia define-se como o estudo dos componentes e da estrutura física dos metais. Para realizar testes mecânicos em materiais como, por exemplo, ensaios de dureza, a metalografia é de grande importância no apoio do teste de qualidade dos seus metais.
A metalografia é um método de teste destrutivo que pode ser realizado em laboratórios acreditados. Para este procedimento, os especialistas começam por preparar a amostra metálica a testar através de lixagem, polimento e decapagem. O exame metalográfico é depois realizado utilizando um microscópio ótico. Esta técnica permite uma análise da microestrutura de um material, a avaliação do seu grau de pureza e a determinação de danos específicos
Análise Não Destrutiva da Microestrutura Através de Teste de Réplicas
O exame metalográfico também pode ser realizado no local através do método de teste de réplicas. Os resultados são depois analisados no laboratório móvel da TÜV. Também denominada metalografia in-situ, o teste de réplicas é um procedimento que consiste numa reprodução da microestrutura da superfície de um metal. Isto permite aos especialistas determinar os danos por fluência e calcular o tempo de vida útil restante de um determinado equipamento. Também pode ser realizada no local uma análise da dureza da superfície de um metal como, por exemplo, em soldaduras.
Apesar dos testes de réplicas exigirem a preparação de uma amostra e a decapagem da superfície examinada, este método de teste é praticamente não destrutivo uma vez que a amostragem é apenas superficial. A microestrutura é impressa por meio de uma folha que é depois analisada através de um microscópio. Após a conclusão do exame da amostra, os resultados são disponibilizados na forma de um relatório escrito e de uma documentação fotográfica. Também é possível realizar ensaios de dureza no terreno.